Início do Conteúdo

Audiência na Câmara debateu saúde mental nas escolas

Tema tem sido amplamente discutido na comunidade escolar
Sem Categoria
Imagem da mesa com a vereadora e convidados

Na noite da última quarta-feira, (03), o Legislativo realizou Audiência Pública para debater com os Conselhos Regionais, a presença de psicólogos e assistentes sociais na rede Pública de Ensino. 

Estiveram presentes a vereadora Judeti Zilli (PT), Duda Hidalgo (PT) e André Rodini (NOVO); Além de representantes das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, dos Conselhos Regionais de Serviço Social e Psicologia e do CAPS. 

Segundo Judeti, “essa é uma discussão muito importante no âmbito do município e do Brasil todo, colocando luz a uma temática que tem afetado profundamente os espaços escolares. A educação tem enfrentado grandes desafios em relação à saúde mental dos docentes, discentes e das famílias como um todo, resquícios do tempo de pandemia que deixaram marcas aprofundadas. Que possamos discutir e entender quais os melhores caminhos a serem seguidos”.

Outra questão é a necessidade urgente de contratação de mais profissionais especializados na Rede Pública de Ensino. Foi enfatizado que as escolas precisam contar com equipes de apoio compostas por psicólogos e assistentes sociais que possam trabalhar diretamente com cada aluno, oferecendo suporte emocional e social. Essa medida é vista como essencial para ajudar os alunos e professores a superarem desafios pessoais e acadêmicos, criando um ambiente escolar mais saudável e propício ao aprendizado. 

A Audiência Pública visa informar, promover o debate, esclarecer dúvidas e questionamentos da população e, sobretudo, reforça a importância do diálogo e da cooperação entre diferentes setores da sociedade para encontrar soluções eficazes. 

 

Texto: Isabella Capuzzo / Foto: Thaisa Coroado